FILIPA OLIVEIRA

«LAGOA»

O trabalho que Carla Cabanas desenvolve através das suas obras centra-se no questionamento dos limites da imagem fotográfica e na sua ligação à pintura. Uma linha já explorada anteriormente por outros artistas, em particular por Gerhard Richter, cujo trabalho encerra o movimento oposto ao de Cabanas, ou seja, através da pintura chegar e questionar o olhar fotográfico.
Em Cabanas, este meio de expressão não é assumido como um campo de desenvolvimento de um corpo de trabalho, mas enquanto ferramenta para a criação desse corpo. Assim, o foco é canalizado na exploração e experimentação do processo, que passa por técnicas como a colocação de vidro pintado em frente à lente, sobre-exposição, sobreposição de imagens. O objectivo é afastar a imagem real do realismo, investigando os limites da forma, as manchas de cor e a utilização da luz. A maior parte desta pesquisa processual acontece durante o acto de fotografar, um momento prolongado de análise de todas as componentes compositivas espaço. Como se de uma pintura se tratasse (e muitas vezes a pensar em pinturas pré-existentes) Cabanas visualiza a imagem total, a disposição, a mancha, a luz, para encontar o ponto preciso, o momento exacto, da imagem perfeita.

FILIPA OLIVEIRA

«LAGOA»

El trabajo que Carla Cabanas desarrolla a través de su obra se centra en cuestionamiento de los límites de la imagen fotográfica y en su ligación a la pintura. Una línea ya explorada anteriormente por otros artistas, en particular por Gerhard Richter, cuyo trabajo encierra el movimiento opuesto al de Carla Cabanas, o sea, a través de la pintura llegar a cuestionar la mirada fotográfica.
En Cabanas, este medio de expresión no es asumido como un campo de desarrollo de un cuerpo de trabajo, mas en cuanto herramienta de creación de ese cuerpo. Así, el foco es canalizado en la exploración y experimentación del proceso, que pasa por técnicas como la colocación de vidrio pintado en frente de la lente, sobre-exposición, superposición de imágenes. La intención es alejar a la imagen real del realismo, investigando los límites de la forma, las manchas de color y la utilización de la luz. La mayor parte de esta pesquisa del proceso acontece durante el acto de fotografiar, un momento prolongado de análisis de todos los componentes compositivos del espacio. Como si de una pintura se tratase (y muchas veces pensando en pinturas preexistentes) Cabanas visualiza la imagen total, la disposición, la mancha, la luz, para encontrar el punto preciso, el momento exacto de la imagen perfecta.

FILIPA OLIVEIRA

«LAGOA»

The work developed by Carla Cabanas through her pieces is centred in questioning the boundaries of the photographic image and its relationship with painting. This line of thought was explored before by other artists, namely by Gerhard Richter, whose work encompassed the opposite movement of Cabanas’, meaning, through painting reach, and question, the photographic eye.
In Cabanas, this means of expression is not assumed as the research field for a body of work, but rather as a tool in the creation of that body. Thus, the focus is channelled to exploration and experimentation of the process, which goes through techniques such as the placing of painted glass in front of the lens, over-exposition, overlaying of images, and others. The goal is to take the realism away from the real image, studying the edges of shape, the blots of colour and the usage of light. Most part of this processual research happens during the captioning act, a prolonged moment of analysis of all the composite elements of space. Just like if it were a painting (and often bearing in mind some existing paintings) Cabanas visualizes the complete image, the display, the blur, the light, in order to find the precise balance, the exact moment, of the perfect image.